18 de ago. de 2011

INTERCIRCU BOTUCATU 2011

O INTERCIRCU é um circuito de encontros que passa por diversas cidades do interior paulista propondo um festival de circo gratuito para a população – e sem fins lucrativos. Nele, artistas são convidados a se inscreverem e a participarem, promovendo e cultivando um espaço de troca e construção de conhecimento desta arte tão antiga e tão potente.

Idealizado pelas trupes de circo Atrupelados (Botucatu), Sincrônicos (Bauru) e Circo no Trilho (São Carlos), o evento acontece desde 2008 e está em sua quarta edição, já tendo passado pelas cidades de Botucatu, Bauru, São Carlos, Araraquara, Piracicaba e Campinas.

Cada etapa do circuito é organizada por uma comissão formada na cidade que receberá o evento. No caso de Botucatu, o Festival aconteceu em 2008 e em 2009 com a organização do grupo Atrupelados, tendo recebido mais de 500 participantes e contando com dezenas de apresentações e intervenções artísticas pela cidade.
Com produção dos Atrupelados e do núcleo Maya-Lila, o INTERCIRCU - BOTUCATU 2011 começa nesta sexta, dia 19 de agosto, e será realizado em um novo espaço de artes em Botucatu, o MIRANTE DAS ARTES.  
 
PROGRAMAÇÃO
 

19 DE AGOSTO, SEXTA


20h30 - CABARÉ com apresentação especial de Fernando Vasques.

 

Carton - Misturando artes visuais, malabares, dança e teatro, Luís cria seu próprio universo, frágil e complexo. Com um cenário de papelão e utilizando situações cotidianas, objetos ganham vida, são manipulados e manipulam o artista. Com Luís Sartori.

Movimento Esférico - Um montador de cavalos que através de uma porta circular cristalina atinge os níveis mais altos do nosso globo cavalgando em uma camada acessível do nosso planeta, criando um movimento estratosférico aonde começa a difusão da luz solar, que origina o azul do céu. Existem nuvens-de-madrepérola, que se formam pela capa de ozônio, este ser tem como missão ajudar a minimizar a abertura existente na nossa esfera de proteção e manter as madrepérolas ainda mais fortes e resplandecentes, um missionário intergalático ao serviço do planeta. Roda cyr om Cesar Rossi.

Mulher - Criado para espetáculo em prol da escola de circo Ramallah na Palestina, esse número retrata a dor e a beleza de ser mulher, parafraseando vinícius e girando os olhos verso a mulher sob a religiao muçulmana. Alguma coisa entre dança, contorçao e performance. Com Paula Alvalá.

Se eles tem três carros - Em uma dança aérea, Marília constrói um retrato poético sobre suas lembranças lúdicas que viveu durante a infância no Hospital Psiquiátrico Cantídio de Moura Campos de Botucatu, onde seu pai trabalhou e ela viveu até os treze anos anos de idade. Trapézio fixo, com Marília Coelho.

Black Trombone - Elegância se esvai. Trombone embala giros: turbilhões. Insustentável. Monótono. Tédio entoa, Black Trombone. É noite. Deus perdoe. Lira com Mimi Tortorella.

Ler ou não ser - Número de circo contemporâneo que trata dos conflitos de um personagem que, perdido em seu tedioso espaço e tempo, transforma uma questão simples de sua vida em uma crise de âmbito existêncial. Malabarismo experimental com Otavio Fantinato.

Diferente - Em um plano onde tudo pode ser diferente, o que é um simples bambolê aos olhos de quem vê a dança? Um número que busca um bambolê como expressão para sentimentos cotidianos. Com Bárbara Francesquine.

Linha do movimento - Número que descreve a trajetória homogênea à linha do tempo, que pontua inúmeros pequenos instantes como uma onda. Esta é a natureza que está viva e inconstante, com seus presentes independentes.Com José Guilherme Bermagasco (Zuza).

Com a corda no pescoço - Uma apresentação solo de Diabolo de um malabarista que esta sempre com a corda no pescoço! Com Aires Coutinho.

 21h30 - CONVERSA COM OS ARTISTAS
Trocas artísticas entre público e artistas do cabaré!
 
 22h30 - CINECIRCU
Projeção de vídeos legais!


20 DE AGOSTO, SÁBADO

OFICINAS

ACROBACIA CRIATIVA, com César Rossi - sábado e domingo, dias 20 e 21 as 9h. Máx. 20 vagas - acima de 14 anos.
Acrobacia Criativa é uma nova disciplina criada da união entre a Ginástica Artística, a Acrobacia Circense e a Acrobacia de Rua, mais conhecida como “le parkour” recentemente criada na França por um grupo conhecido como “yamakasi”. Acrobacia Criativa tem como objetivo aperfeiçoar a capacidade física e motora do corpo, criando um estilo acrobático muito singular. Utilizando a técnica da ginástica artística como base fundamental para a construção de um novo modo de se expressar e de se movimentar. Há alguns anos, que a anteriormente nominada acrobacia de rua, foi incorporado dentro das técnicas circenses. Um exemplo é a inserção desta técnica em importantes escolas de circo que utilizam esta forma de acrobacia, tanto para a criação de espetáculos como para audições em cursos profissionais circenses. No mesmo tempo esta disciplina foi implantada no mundo do cinema, nos meios publicitários e nas artes cênicas em geral. Seguindo este caminho, a Acrobacia Criativa foi incorporada na formação circense pelo professor César Rossi (Acrobata, professor e Diretor circense). A primeira experiência foi realizada na escola de Circo Carampa de Madrid, durante o curso de formação profissional 2004/2005, também no curso intensivo realizado na escola de Circo de Alcorcon (EMCA) sempre em Madri – Espanha, para enfim ser relançada na escola de Circo Vertigo na cidade de Turim – Itália.

RECICLAGEM AÉREA, com Guilherme Gasperini - sábado e domingo, dias 20 e 21 a partir das 9h. A partir dos 6 anos.
Durante todo o festival o Intercircu Botucatu oferece aos participantes o espaço de acrobacias aéreas do Mirante das Artes. Tecidos, Lira e Trapézio - dentre outros aparelhos diferentes - numa proposta não de oficina, mas de reciclagem - apoio técnico e criativo por parte dos orientadores que estarão o tempo todo a disposição de quem quiser aprender, se aprimorar ou criar.

MANIPULAÇÃODE BASTÃO, com Fábio Thithola Basile - sábado, dia 20 as 16h30 (nível iniciante/intermediário / avançado). Máx. 20 vagas - acima de 14 anos.
Serão trabalhados giros em diferentes planos e alguns movimentos de transição. No nível intermediário e avançado também entram movimentos de arremesso, contato seguido de sequências complexas, ponto fixo e dois bastões. A manipulação de bastão é muito utilizada no area de pirofagia, mas não se restinge a ela. Muitos movimentos vem do Kung-Fu, o que agrega ao treino de bastão uma serenidade e suavidade, ao mesmo tempo que desenvolve precisão e energia.

RE-SIGNIFICAÇÃO DOS OBJETOS EM CENA, com Marcelo Pinho - sábado, dia 20 as 15h. 20 vagas.
Nessa divertida oficina serão trabalhadas cenas nas quais os objetos (de malabarismo ou não) se transformam nas mais diferentes e inusitadas coisas que possam ser imaginadas.  Tais cenas deverão se transformar e distorcer conforme o que for proposto. O objetivo da oficina é exercitar a versatilidade e criatividade cênica do malabarista, palhaço ou ator. Trazendo para os exercícios cênicos situações extra-cotidianas, ajudando no desenvolvimento de processos criativos, por trabalhar com o Livre Imaginário e discussões de rápidas criações e adaptações em pequenos grupos.



20h30 - LA SCARPETTA (SPETTACOLO ARTISTICO) - Com Ricardo Puccetti, Lume Teatro
 
O palhaço Teotônio, uma espécie de artista “pau prá toda obra”, apresenta o seu Spettacolo Artistico com números de magia, equilibrismo, contorcionismo, música e acrobacia com ovos, provocando e surpreendendo o público que vê surgir diante de si o caos. Com grande vivacidade o jogo de Teotônio é contagiante, fazendo da alegria uma potência anárquica. Uma demonstração do potencial de guerrilha do palhaço com seu subversivo poder de transformação. Dirigido por Nani Colombaioni - o fantástico clown italiano, colaborador de Federico Fellini - este espetáculo fala também do próprio palhaço, que trabalhando com fracassos, transforma seus erros emSpettacolo Artistico. Teve sua estréia oficial em 1997 e já se apresentou tanto em palcos convencionais como também em ruas, praças e picadeiros de circo, passando por diversas cidades do Brasil e ainda na Espanha, Bolívia, Dinamarca, França, México, EUA e Itália.


22h30 - NOITE DE FOGO
Todos os artistas são convidados a trazerem roupas pretas e seus malabares de fogo para uma grande celebração no largo da Catedral.



INSCRIÇÕES

Para se inscrever no Intercircu envie um email para intercircu@gmail.com com os seguintes dados:
- Nome / RG / e-mail

- Indique se necessita de alojamento (maiores informações abaixo)

- Deseja se inscrever em alguma oficina? Qual? (coloque em ordem de prioridade)

**Não deixe de se inscrever pois o Intercircu tem limite de vagas. Será cobrada uma taxa de R$5,00 para o público não participante do festival, verba que será revertida para o espaço que sedia o festival, o Mirante das Artes.

O Mirante das Artes fica na rua Major Matheus - viela ao lado do n. 249 - 2. andar.



Nenhum comentário: