31 de jul. de 2013

COMEÇANDO O SEMESTRE



Pelo calendário dá pra ver que julho não foi de férias aqui no Ponto de Cultura Espaço dos Notívagos. Muitos ensaios para a apresentação que abre nossas atividades do segundo semestre: Uma Cena, uma canção.




Todo início de semestre realizamos o Notívagos em Cena. A maioria das cenas é criada especialmente para a mostra, mas a apresentação costuma contar também com fragmentos de processos de criação. Como foi o caso da cena "Soldados", apresentada no ano passado e que logo depois participou de festivais de cenas curtas em Bauru, Araçatuba e Santos recebendo diversos prêmios.

A ideia de fazer um Notívagos em Cena diferente surgiu no meio desse primeiro semestre, quando conversávamos sobre dar uma cara nova para a apresentação e que de alguma maneira pudesse ampliar o nosso público, trazendo pro teatro pessoas que ainda não conhecem nosso trabalho. Primeiro pensamos em ligar todas as cenas através de um tema comum. Em seguida surgiu a proposta de que as cenas fossem inspiradas em músicas, o que agradou a maioria. O trabalho do grupo sempre esteve muito ligado à música, tanto que até uma banda nasceu da criação das trilhas para os espetáculos.

O Bando Musical Notívagos Burlescos, aliás, também estará no palco executando as trilhas das cenas ao vivo e tocando algumas de suas canções. O elenco das cenas será formado por participantes das oficinas do Espaço dos Notívagos, coordenadores das atividades e também por alguns Notívagos que estão estudando em outras cidades.

OFICINAS
A semana seguinte também é agitada para os Notívagos Burlescos. Além de apresentar a performance “CelularÉs no encontro de Pontos de Cultura em São Paulo, a Teia SP 2013, e apresentar a peça “Colégio dos Anjos” em Muriaé em Minas Gerais, também têm início o ciclo de oficinas do segundo semestre. Os interessados em começar a fazer teatro ou em desvendar os mistérios da trilha sonora e da produção de vídeos, podem fazer suas inscrições pelo e-mail notivagosburlescos@yahoo.com.br.  As atividades do Ponto de Cultura Espaço dos Notívagos contam com o apoio da Prefeitura Municipal de Botucatu e do Ministério da Cultura através do programa Cultura Viva.

Nenhum comentário: