30 de set. de 2008

ESTRÉIA MIRABELLI!


Depois do sucesso de Ana Rosa, a Quadrilha de Teatro Notívagos Burlescos apresenta a segunda peça de sua Trilogia da Fé: “Mirabelli”. Seria Carmine Mirabelli um poderoso médium, um excepcional paranormal ou um astuto charlatão? Inspirados no sistema de coringas do Teatro de Arena e no Teatro Épico de Bertold Brecht, mais de quarenta pessoas sobem ao palco para contar a controversa trajetória do botucatuense que se tornou conhecido pelo mundo todo, oferecendo aos espectadores a oportunidade de refletir e decidir no que acredita ou não.

Mirabelli
Nascido em Botucatu, no dia 02 de janeiro de 1889, o médium Carmine Mirabelli ficou famoso por seus fenômenos na primeira metade do século XX.
Em 1914, logo após a morte de se, Carmine ficou doente, aflorando uma extraordinária paranormalidade. Embora não fosse espiritualista, alegava ver os espíritos dos pais, de um tio, de sua sogra e de uma filha.
Considerado louco pelos familiares, foi internado por dezenove dias no Asilo de Alienados do Juqueri. Considerado charlatão pelas autoridades, foi encarcerado várias vezes, acusado de exercício ilegal da Medicina e estelionato. Considerado médium por muitos estudiosos, foi estudado e analisado por cientistas e doutores do Brasil e do mundo.
Mirabelli podia manifestar uma ampla gama de fenômenos, como a levitação, a materialização de espíritos e a psicografia. Acredita-se que muitos deles resultavam de suas próprias forças psíquicas, sem o envolvimento de entidades espirituais. Por outro lado, dizem que conhecia alguns truques simples de prestidigitação.

O processo
O processo de criação da peça seguiu os mesmos passos da primeira montagem da Trilogia da Fé, “Ana Rosa”. Partindo da pesquisas de textos e relatos sobre as atividades de Mirabelli, o Núcleo de Improviso criou cenas que mais tarde foram organizadas em um texto. Das primeiras cenas criadas em 2007, duas foram apresentadas na conclusão das oficinas: a cena da sapataria, onde as primeiras manifestações dos poderes de Mirabelli assombram seus companheiros de trabalho, e a cena da xenoglossia, onde em uma sessão o médium escreve em várias línguas durante um transe. Na conclusão das oficinas do grupo no primeiro semestre de 2008 duas outras cenas foram apresentadas: uma mostrando uma das várias passagens de Mirabelli pela cadeia e outra com os comentários e considerações dos funcionários de uma fazenda sobre a visita do médium.
Em agosto mais de 20 pessoas, oriundas das oficinas do primeiro semestre, se juntaram ao elenco da peça. Em setembro, uniram-se também à montagem os participantes da Oficina de Trilha Sonora e Sonoplastia, elevando para aproximadamente 50 o número de envolvidos no trabalho.


MIRABELLI

DIA 01,02 E 03 DE OUTUBRO
20hs30min
TEATRO MUNICIPAL CAMILLO FERNANDEZ DINUCCI
ENTRADA FRANCA!


Direção Geral e Iluminação
Robert Coelho

Direção Musical
Henrique Rabadan

Operação de luz
Camila Fernandes e Tainá Sauer

Elenco
Alessandra Daré, Andrea Morato, Beatriz Figueiroa, Beatriz Sales, Bianca Biazon, Carol Galvani, Danilo Batista, Débora Lopes, Deise Amorim Paz, Diane Dierckx, Eliel Guilhen, Eline Cassemiro, Erick de Barros, Fábio Machado, Fernanda Ribeiro, Fernando Vasques, Giovanna Fogaça, Jéssica Florêncio, Juliana Aguiar, Juliana Spadot, Lívia Luciano, Luana Prestes, Luana Serni, Luan Victor, Lucca Ignacio, Mabliane Jacob, Mariane Destefani, Mayara Gomes, Miriam Bassetto, Murilo Andrade, Nayara Gonçalves, Pedro Murari, Rafael dos Santos, Renan Lushon, Rogérinhu Gomes e Sérgio Viana.

Oficina de Trilha Sonora e Sonoplastia
Bruno Solimão, Daniel Bassetto, José Pimentel, Karen Camargo, Marcos Vinicius, Rodrigo Ribeiro, Rafael Tavares.

Apoio Cultural
Bilhares Divander

Nenhum comentário: