14 de ago. de 2014

XEQUE-MATE!



A partir do estudo da linguagem burlesca e valendo-se da acessibilidade e da interação do teatro de rua, o espetáculo de teatro de rua “Xeque-Mate!” utiliza as peças do xadrez e seus arquétipos para propor reflexões sobre os jogos e conflitos do cotidiano de opressores e oprimidos. Inspirado nas palavras de Molière, “Rindo se castigam os costumes”, o processo busca discutir as relações humanas por meio do cômico e do grotesco. O espetáculo acontece na rua para promover maior acessibilidade, permitindo e propondo a interação direta com o público.
A peça se passa durante a grande final do torneio mundial de xadrez burlesco, onde os finalistas se enfrentam para decidir qual será o time vencedor. Entretanto, este é um torneio diferente. As partidas são jogadas em duplas, que encenam algumas jogadas decisivas, utilizam-se da simbologia das peças do jogo para criar personagens comuns no nosso dia-a-dia. Assim, a força do cavalo poderia representar um policial ou soldado, e a vigilância da torre o poder da mídia. Os numerosos peões podem se transformar no povo operário, e o poder da rainha as artimanhas políticas.
O Núcleo 7 de Investigação Cênica é um núcleo de pesquisa do Ponto de Cultura Espaço dos Notívagos, formado pelos estudantes de artes cênicas: Giovanna Hernandes, Johnny Faustino, Marcelo Magalhães, Pietro Almeida e Rodrigo Ribeiro. O núcleo busca em seus processos a forma colaborativa, descobrindo sua própria linguagem e encenação, através de pesquisas, leitura, experimentação e laboratórios cênicos.
            O trabalho foi realizado através do edital PROAC Primeira Obras de Produção de Espetáculo e Temporada de Teatro da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.



Cronograma das próximas apresentações:

16/08 – Jaú, Parque do Rio Jahu, 16 horas.
17/08 – Dois Córregos, Praça da Matriz, 16 horas.
25/08 – Bauru, Praça Rui Barbosa, 16 horas.


FICHA TÉCNICA

Direção: Rodrigo Ribeiro
Atores Criadores: Giovanna Hernandes, Johnny Faustino, Marcelo Magalhães, Pietro Almeida e Rodrigo Ribeiro.
Figurino: Vinicius Gil.
Trilha Sonora original: Henrique Rabadan.
Designer visual, fotografia e filmagem: Robert Coelho.
Produção Executiva: Isabela Araújo.



Nenhum comentário: