26 de fev. de 2010

CENA ABERTA MOSTRA DE TEATRO DE BOTUCATU

Na próxima semana começa a CENA ABERTA, Mostra de teatro de Botucatu. Os Notívagos Burlescos estarão presentes com o espetáculo "Dorotéia e os Farsantes". Além dos Notívagos outros grupos da cidade se apresentam também: Cia de teatro Chafariz com a peça "Marias do Brasil", Lucianah com o solo "UM" e os Filhos de Godot com um fragmento da peça "Becketianas de Aléssio Di Pascucci, que conta com a participação dos notívagos Fernado Bassetto e Sérgio Vianna.
A programação conta também com workshops, oficinas e encontros e o melhor é que tudo isso é na faixa. Todas as apresentações, oficinas e workshops serão realizadas no Teatro Municipal 'Camillo Fernandez Dinucci'. O público deve retirar os ingressos uma hora antes do espetáculos. Com exceção do teatro de rua “Brasil, quem foi que te pariu?” que se apresentará Espaço Cultural.
Muita coisa legal na mostra. Não marque bobeira e se progame. Segue a programação completa:


04/03 PRIMEIRAS ROSAS
PiA FraUs

20:30 No Teatro Municipal


São quatro estórias [As Margens da Alegria, A Terceira Margem do Rio, O Cavalo que Bebia Cerveja e Sequência], precioso livro de Guimarães Rosa, inspiram este espetáculo que tem quatro diretores [Alexandre Fávero - Cia Lumbra/Porto Alegre, Miguel Vellinho - PeQuod/Rio de Janeiro, Carlos Lagoeiro - Teatro Munganga/Holanda e Wanderley Piras - Cia da Tribo/São Paulo], que contam, cada qual a sua maneira, uma das estórias escolhidas.


05/03 DOROTÉIA E OS FARSANTES
Quadrilha de Teatro Notívagos Burlescos

20:30 No Teatro Municipal


Cinco atores [Danilo Batista, Erick de Barros, Murilo Andrade, Renan Lushon e Sérgio Viana], mais o mestre de cerimônias [Robert Coelho] que coordena as dinâmicas e faz a mediação com a platéia. Toda apresentação é aberta com uma cena curta com a participação de todo elenco. Em seguida, durante aproximadamente uma hora, os atores se revezam em cerca de oito a dez jogos de improvisação.


06/03 CIRCO DE BONECOS
Cia Circo de Bonecos

20h no Teatro Muncipal

Conta a história de dois amigos, Cláudio Saltini e Raniere Guerra, que decidem brincar de circo na sala de visita, recriando o mundo maravilhoso do picadeiro dentro do universo das fantasias e brincadeiras infantis. Por meio de pantomimas, surpreendentes bonecos e delicados truques, as imagens sensoriais que são sugeridas provocam a diluição das fronteiras da idade e do tempo.


07/03 GUARDA-ZOOL
Cia Circo de Bonecos

20h Teatro Municipal


Dois amigos atrapalhados [Cláudio Saltini e Raniere Guerra] que se preparam para um dia de passeio à praia. Ao pisarem na areia a confusão começa e só termina no fim do espetáculo, sem que os atores saiam de cena um só segundo. Os limites do 'isso pode' e 'isso não pode', tão caros entre pais e filhos temperam com comicidade os diversos conflitos do espetáculo que não somente recria o ambiente da praia, como também oferece um novo 'olhar' sobre as diversidades lúdicas com que as crianças, e aqueles que já foram crianças, representam o mundo com suas inocentes e divertidas brincadeiras.

08/03 MARIAS DO BRASIL
Cia de Teatro Chafariz

20h30 no Teatro Municipal

Uma montagem que funde o teatro, a dança, a música criando um espetáculo de celebração do universo feminino, fonte de inspiração eterna, sobre a qual a Cia Chafariz debruçou sua pesquisa e paixão, descobrindo Marias pelo país. O que elas têm em comum? O que é de Maria que também é de todas? O que é de Maria que é de Julia, de Antônia, de Luísa? Quem são essas Marias do Brasil?


09/03 BRASIL, QUEM FOI QUE TE PARIU?
Trupe Artemanha

16h no Espaço Cultural


A partir da visão bem humorada de dois escravos-tigres, embarcaremos em uma viagem musical pela história de um Brasil que nunca se viu. De uma forma alegórica o espetáculo de rua Brasil, quem foi que te pariu?, celebra o encontro entre o índio, o branco e o negro que geraram o nosso Brasil de multifaces, raças e credos.


10/03 MIRE VEJA
Companhia do Feijão

20h30 no TEatro Municipal


Livre adaptação de Eles eram muitos cavalos, livro de Luiz Ruffato. São 24 histórias curtas, fragmentadas e entrelaçadas, que falam da vida na metrópole e de pessoas de diversas origens e classes sociais que nela habitam. Com cerca de 30 personagens que não se encontram, as histórias encadeiam-se como flashes no tempo impossível de São Paulo.


11/03 CONTO DE TODAS AS CORES
Teatro Girandolá

20h no Teatro Municipal

Três contadores de histórias, após sofrerem uma grave crise de idéias, ficam impossibilitados de continuar contando histórias sozinhos e decidem unir cores e inspirações para contarem uma história única: a história de Lili. Tudo se inicia no quintal da casa da menina onde todas as histórias do mundo podem acontecer e onde todos os personagens de todas as histórias do mundo podem mora.


12/03 BECKETTIANAS
Filhos de Godot

20h30 No Teatro Municipal


Segundo fragmento da peça Beckettianas, escrita e dirigida por Alessio Di Pascucci. O trabalho inspirado é a construção de uma cênica reflexão sobre o território da incomunicabilidade na existência humana. No elenco Fernando Vasques e Sérgio Viana.


12/03 UM
Luciana Cah

21h no Teatro Municipal

Fragmento do espetáculo solo de Luciana Cah, que se utiliza da linguagem da Dança-teatro numa busca de conexão entre o ser individual e o Todo Em UM, experimentamos tirar os véus que nos escondem de nós mesmos, descobrindo assim a pureza que vem da natureza da qual somos feitos.


13/03 HEINER MÜLLER EM REPERTÓRIO
Cia.Nova de Teatro

20h30 no Teatro Municipal


Espetáculo multimídia que reúne três peças do dramaturgo alemão Heiner Müller, propondo a convergência das linguagens do teatro, da dança, vídeo, música eletrônica e moda, para falar sobre temas como a mercantilização das relações afetivas, as guerras, o caos, os conflitos e questionamentos presentes na sociedade contemporânea. Após o espetáculo bate-papo entre artistas e público após a apresentação do espetáculo, quando serão expostas as diretrizes que nortearam o processo de montagem.



14/03 PORQUE A CRIANÇA COZINHA NA POLENTA

Cia Mugunzá de Teatro
20h30 no Teatro Municipal


Texto autobiográfico da romena Aglaja Veteranyi, adaptado e dirigido por Nelson Baskerville. A história de uma família de artistas de circo que foge da ditadura de Ceausescu, na Romênia, e que se refugia na Europa ocidental para tentar uma nova vida. Não é um espetáculo sobre comida nem também uma história infantil. Ou talvez seja. Mas é diferente: não é para crianças.



OFICINAS, DEBATES E EXPOSIÇÃO



06 e 07/03 Exposição da Mostra 10 Anos da Cia. Circo de Bonecos
No saguão do Teatro Municipal
Mostra com os principais personagens criados nestes dez anos de pesquisa e construção destes e outros espetáculos que buscam encantar toda a família.

06/03
Oficina: A Arte da Manipulação de Bonecos
Com Claudio Saltini - ator-manipulador, artista plástico e diretor da Cia. Circo de Bonecos
das 14 às 17h no Teatro Municipal
- 32 vagas


10/03
Dança-afro

com Danielle Salibian
das 10h às 12h no Teatro Municipal
20 Vagas

Voz/canto
com Fábio Pinheiro
das 15h às 17h no Teatro Municipal
20 Vagas

11/03
Bate-papo sobre o fazer teatral

com Zerenesto Pessoa, diretor, ator, iluminador e dramaturgo da Companhia do Feijão.
14h no Centro Cultural

11/03
Oficina de Brinquedos Cantados e Jogos Teatrais

com o grupo Teatro Girandolá
Socialização do processo de montagem do espetáculo Conto de todas as cores no qual serão mesclados brinquedo cantadas da cultura popular brasileira, jogos teatrais e poesias de Mario Quintana.
15h no Teatro Municipal
30 vagas

13/03
Workshop Processo Criativo

com a Cia.Nova de Teatro
Coordenação: Lenerson Polonini e Carina Casuscelli.
Tem como ponto de partida o processo de montagem de peças de Heiner Müller sob a ótica do diretor e da Cia. Nova de Teatro, visando à introdução de atores ao estudo e pesquisa de seu universo cênico e as suas principais influências, dando ênfase aos textos sintéticos e fragmentos escritos a partir da década de 70. Serão feitas leituras e exercícios práticos.
14h às 17h no Teatro Municipal
- 20 vagas



Outras informações na Secretaria de Cultura localizada na Av. Dom Lucio, 755 - Centro
Telefone: [14] 3882-0133

Teatro Municipal 'Camillo Fernandez Dinucci'
Local: Praça Coronel Moura, 27.
Telefone: [14] 3882-9004

Nenhum comentário: