12 de dez de 2013

A TEMPESTADE



Concluída em 1613, A Tempestade é a última peça do dramaturgo inglês William Shakespeare e por muitos considerada sua obra-prima. Adotando uma estrutura bem diferente de seus outros trabalhos, comédias e tragédias, o texto conta a história da redenção de Próspero, Duque de Milão e um mago de amplos poderes. Isolado em uma ilha selvagem com a filha Miranda após uma traição política, finalmente tem a oportunidade de colocar em prática sua vingança. Com uma tempestade criada com seus poderes, Próspero traz para sua ilha o navio com seu irmão usurpador, o rei de Nápoles, seu filho e outros nobres. Não para que morram, mas para que haja um acerto de contas. Além da trama de intriga e conspirações, a peça mostra o romance inesperado entre o príncipe de Nápoles com Miranda e as peripécias do trio Caliban, servo de Próspero, Trínculo, o bobo da corte, e Estéfano, o despenseiro bêbado que salvou do naufrágio todo o vinho do navio.
A montagem do espetáculo é fruto do trabalho do Núcleo 7 de Investigação Cênica, o núcleo de estagiários do Ponto de Cultura Espaço dos Notívagos. Todos integrantes  do núcleo são estudantes de artes cênicas, seis deles do curso técnico em Arte Dramática do SENAC Botucatu, um do Curso Superior de Artes Cênicas da USC de Bauru e um do Curso Livre de Dramaturgia da Escola Livre de Teatro de Santo André. Desde o início do ano o núcleo participou de diversos eventos em Botucatu com cenas e intervenções, chegando inclusive a se apresentar na TEIA SP 2013, o III Fórum Paulista de Pontos de Cultura, realizado em São Paulo em agosto. Recentemente o núcleo teve seu projeto ARQUEPEÇAS selecionado pelo edital de Apoio a Projetos de Primeiras Obras de Produção de Espetáculo e Temporada de Teatro da Secretaria do Estado da Cultura.
A peça A Tempestade tem o apoio cultural de Botuvel, Copaíba, Dolex instalações comerciais, Fooddog, Gibiteria e Sebo Avalon, Hobby moda feminina, The Make- Up Club, ótica Robberto, Panificador e Açougue do Beto, Pedrinho materiais para construção, Solutudo, Stdio de Dança Cynthia Denadai e Viva Hair Boutique. O trabalho desenvolvido pelo Núcleo 7 no Ponto de Cultura Espaço dos Notívagos conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Botucatu e do Ministério da Cultura através do Programa Cultura Viva.
Direção – Rodrigo Ribeiro
Trilha Sonora Original – Henrique Rabadan
Adaptação - Johnny Faustino e Rodrigo Ribeiro 
Atores criadores – Barbara Helena, Daiane Rodrigues, Johnny Faustino, José Vitor Vasconcelos, Marcelo Somerhalder e Pietro Almeida.
Figurino: Vinícius Gil e Núcleo Sete
Maquiagem – Vinícius Gil
Cenografia – Núcleo 7
Coordenação Geral – Robert Coelho

A TEMPESTADE
15 de dezembro, 20hs 
Mirante das Artes 
Major Matheus, 249 - 2. Andar
Ingressos R$10,00 / Meia R$5,00


Nenhum comentário: