18 de mar. de 2014

DADOS, TABULEIROS E UM MEEPLE FUMEGANTE




O International TableTop Day é um evento mundial criado com o propósito de reunir pessoas pelo mundo todo para jogar jogos de tabuleiro. A data foi criada pelo canal do You Tube Geek & Sundry, que dentre seus vários programas semanais exibe o Tabletop, onde jogos de tabuleiro e de cartas são jogados e apresentados pelos atores Will Wheaton (The Big Bang Theory) e Felícia Day (Buffy, The Guild).  Em 2013 a dupla pediu aos seus fãs que se reunissem em lojas e centros comunitários no dia 30 de março para celebrar o hobby. A iniciativa foi um enorme sucesso, tendo 3.123 eventos realizados em 64 países em todos os continentes do planeta. Até mesmo pesquisadores na Antártida estavam jogando.
O segundo TableTop Day está marcado para o dia 5 de abril e já conta com mais de 1400 eventos registrados no site oficial do evento. Um deles acontece em Botucatu, promovido pelo Ponto de Cultura Espaço dos Notívagos. “Sempre fui fã de jogos de tabuleiro e nos últimos anos reunimos aqui no espaço uma pequena coleção. Toda semana jogamos e desde ano passado estávamos pensando em realizar eventos de jogos com o objetivo de levantar fundos para pagar as contas.” revela Robert Coelho, coordenador do espaço e diretor do grupo de teatro Notívagos Burlescos. “Quando fiquei sabendo da data do TableTop Day de 2014 decidi que não haveria dia melhor pra estrear essa ideia. Vamos cobrar uma pequena contribuição ao espaço e provavelmente venderemos algo para comer e beber.” completa Robert.
O evento “Dados, Tabuleiros e um Meeple Fumegante” será realizado dia 5 de abril, das 14hs às 22hs, no Ponto de Cultura Espaço dos Notívagos, situado na Rua Carvalho de Barros, 99, em um pequeno prédio rodeado de árvores onde antigamente estava localizada a EMEI do Bairro da Boa Vista, ao lado do Convento Servas do Senhor. O ingresso de entrada custará 5 Reais e dá o direito de jogar quantos puder ao longo de todo o evento.
Vale lembrar que os jogos de tabuleiros modernos ainda não são tão difundidos no Brasil. Quando se fala em jogo de tabuleiro a maioria das pessoas ou pensa em atividades infantis, ou pensa nos clássicos Banco Imobiliário e War, que levavam horas e horas e às vezes não chegavam ao fim. Jogos de estratégias mais elaboradas e mecânicas criativas começaram a se desenvolver na Alemanha nos anos 90 e hoje são um fenômeno mundial, com milhares de títulos disponíveis. Os primeiros dessa leva só chegaram em terras tupiniquins nos últimos anos com a publicação de Colonizadores de Catan e Domínio de Carcassonne pela Grow e o surgimento da Galápagos Jogos, especializada em jogos modernos. Iniciativas como essas tem incentivado o hobby em território nacional, já que as taxas de importação são altíssimas, tornando compras internacionais uma alternativa para poucos.

Jogos de tabuleiro promovem muitos benefícios sociais e cognitivos positivos, como o desenvolvimento de comunicação e trabalho em equipe, planejamento e são uma excelente atividade para aliviar o estresse para todas as idades. Se você não conhece os jogos modernos ou quer se divertir com os clássicos, se você quer ter uma tarde muito divertida e fazer novas amizades, se você quer conquistar rotas comerciais e reinos, desvendar mistérios milenares, enfrentar criaturas fantásticas e ainda salvar a princesa: venha participar do Dados, Tabuleiros e um Meeple Fumegante no Espaço dos Notívagos!

Nenhum comentário: